• Edgar Marcucci

{Série 7PFA} - Promessa 4: Gastar Menos



Tenho certeza que você não quer gastar menos, então se prometeu isso, mentiu descaradamente. Ninguém quer ser mais limitado, miserável ou até avarento. A verdade é que você quer mesmo é justamente o contrário: quer gastar mais . E eu quero te ajudar a fazer justamente isso, mas de forma responsável eu vou te ajudar a desfrutar mais da vida. Mas primeiro vamos refazer esta promessa: Controlar Gastos


Esta promessa geralmente está invertida na sua mente por uma limitação, criada pelo fato que não estar cumprindo outras promessas, como "juntar dinheiro", "sair das dívidas" ou "investir", que são promessas que nós tratamos nos últimos vídeos. Você está criando uma crença de incapacidade, que está te levando a acreditar de que você não é capaz de viver com mais. Por isso seu cérebro busca o caminho mais curto para a solução: gastar menos.

Só que isso não te traz nenhum benefício, a não ser frustração.

A solução de verdade para esta promessa será ganhar mais e essa é outra promessa não cumprida, não é!? Eu já te adianto que vamos falar dela na 6ª Promessa, segunda feira.

Até lá, o que você precisa prometer e cumprir em 2020 é controlar seus gastos, pois de nada adianta ganhar mais e gastar sem nem ver.


Então vamos logo para a prática, vou te fazer 3 perguntas e você vai anotar de imediato 3 valores: 1. Quanto você gastou por mês (em média) no último ano?

2. Quanto você gerou de receita (em média) no ultimo ano?

3. Quanto você guardou ou investiu no último ano?


90% dos clientes que atendo, ao me informarem estes 3 números, a conta não fecha. E a conclusão é que: ou existe um buraco negro que engole parte do seu dinheiro, ou você não tem controle real dos seus gastos.


A solução para isso é apenas uma: você precisa ter intimidade com seu orçamento. Precisa conhecer cada detalhe dele. Você precisa conhecer seu orçamento como conhece as pessoas que você mais ama. E essa intimidade vai ser construída da mesma forma que contrói com pessoas: através de relacionamento. Intimidade vem de relacionar.


E surge uma das perguntas que mais escuto: Qual a melhor forma de fazer meu orçamento: papel, excel, aplicativo de celular?


Resposta: da forma que você se adaptar melhor!

Mas existem 3 pontos que você precisa atender para se adaptar bem ao controle que escolher. Este método precisa te proporcionar: controle, simplicidade e disciplina.

Você precisa conseguir ter detalhes suficientes para ter controle integral dos seus gastos, categorizando. Isso precisa acontecer de forma simples, pois se você complicar, vai falhar. E assim perderá a disciplina. Se ao longo dos dias, perder o controle dos gastos, você não vai ter gerado relacionamento e intimidade com seu orçamento.


Opções mais usadas

  • Bloquinhos de Papel: pequeno o suficiente para andar com você o tempo todo, mas com espaço e organização suficiente para que consiga registrar e visualizar as informações necessárias.

  • Planilha de Excel: excelente opção para quem tem familiaridade com a ferramenta e que tem disciplina de alimentar diariamente ou no máximo semanalmente, lembrando que é a que dá mais trabalho para atualizar. Dica: pode funcionar melhor se você ajustar centros de custo como "lazer" ou "gasolina" em um único cartão de crédito, ou conta específica, onde você agrupa os gastos e controla apenas o valor do centro de custo.

  • Aplicativo de Celular: eu recomendo muito para ganho de disciplina através da simplicidade, o uso de aplicativos para controle fino. Recomendo o GUIA BOLSO. Ele é gratuito e conecta diretamente com suas contas e cartões de crédito. É seguro. Se quiser saber mais assista o vídeo desta promessa pois conto mais detalhes.

Então essa foi a Promessa 4: que era gastar menos, mas transformamos em controlar gastos em 2020.


Os exercícios:


1. Responder as 3 perguntas para saber qual o tamanho do seu desconhecimento (buraco negro):

  • Quanto você gastou por mês (em média) no último ano?

  • Quanto você gerou de receita (em média) no ultimo ano?

  • Quanto você guardou ou investiu no último ano?

2. Escolher e preparar o melhor método para seu orçamento mensal em 2020:

Se for papel, organize e comece logo para pegar ritmo logo.

Mas eu aconselho fortemente optar pelo excel ou app Guia Bolso. Fica aqui a planilha que indico em minhas palestras, clique aqui para você baixar e usar.


E lembrando que a melhor solução é sempre ganhar mais, vamos falar disso na 6ª Promessa, segunda feira.


Gostou!? Está te ajudando a fechar este ciclo de promessas não cumpridas e realizar suas promessas em 2020?

Então comenta, marca seus amigos, manda este material pra todas as pessoas que podem estar ao seu lado nesta caminhada, pois se elas não estiverem no mesmo caminho, elas sem dúvida irão te tirar do seu objetivo muitas vezes.


E aí? Vamos juntos?


6 visualizações

Edgar Marcucci | Consultoria em Planejamento e Proteção Financeira

Rua Maria Luiza Santiago, 200 | 17º andar - Santa Lúcia - Belo Horizonte

eu@invistoseguro.com.br   |   31 97535-4687

© 2019 by Prem1um Life

  • Instagram - @invistoseguro
  • Facebook - Invisto Seguro
  • Twitter @invistoseguro
  • LinkedIn - Edgar Marcucci