• Edgar Marcucci

{Série 7PFA} - Promessa 1: Juntar Dinheiro

Atualizado: 27 de Dez de 2019

Na série 7 Promessas de Final de Ano - As promessas que você não cumpriu


Serão 8 dias de LIVE e vídeos com conteúdo e ferramentas para mudar este cenário.

Hoje iniciamos as 7 promessas que não foram cumpridas em 2019 e vamos refazer, ressignificando e mudando nossas atitudes para fazer 2020 ser um ano de resultado!


A primeira promessa não cumprida é Juntar Dinheiro. É uma realidade: segundo uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, 67% dos brasileiros não conseguem "juntar", guardar dinheiro.

Juntar ou guardar, como geralmente tratamos, já é um termo limitante, pois é vago e sem objetivo claro. Dinheiro parado não traz felicidade, pois dinheiro é um meio e não um fim. Então antes de tudo, ressignificar esse termo, usando aplicar. Aplicar tem que ser em algo, então logo necessita de objetivo. A primeira dica é essa, tenha objetivos claros para a aplicação desses recursos.

O segundo ponto em seguida é sair da armadilha da recompensa imediata e transformar suas aplicações para foco em recompensas futuras. Recompensas imediatas são uma forma de escolha de impulso, antecipando o desfrute. Lá na frente o preço será não conseguir ter recompensas maiores.

Isso está ligado com os próximos dois pontos. A terceira dica é fazer boas escolhas e isso fica mais fácil com objetivos claros definidos. E principalmente ter a disciplina de manter e fortalecer estas boas escolhas por longo prazo.

A quarta dica é começar a perceber que toda escolha fortalece um vício ou uma virtude. Isso te afasta dos seus objetivos ou te fortalece para atingi-los. Então tenha atenção a cada decisão tomada e qual a motivação está sendo usada e/ou fortalecida.

E a quinta dica do tema é ter objetivos muito bem definidos: em curto, médio e longo prazo. Isso vai te fazer ter uma saciedade imediata, com pequenas realizações de curto prazo, realizações um pouco maiores de médio prazo e grandes realizações de longo prazo.


Assista o vídeo aqui e acompanhe as LIVES diárias às 5h45 pelo @invistoseguro





Então resumindo, para cumprir a meta de Juntar Dinheiro em 2020, as dicas são:

Dica 1: Ressignifique Juntar para Aplicar. Aplicar é viabilizar a realização de algo.

Dica 2: Trocar recompensas imediatas por recompensas futuras maiores.

Dica 3: Fazer boas escolhas e ter disciplina para manter as escolhas.

Dica 4: Perceber quais escolhas são ligadas a um vício ou uma virtude.

Dica 5: Ter objetivos claros, de curto médio e longo prazo.

Então vamos às atividades:


1. Listar pelo menos 5 escolhas feitas em 2019 que foram ligadas e fortaleceram seus vícios e e 5 ligadas e que fortaleceram suas virtudes (valores e objetivos).


2. Desenhar ao menos uma meta pequena, de curto prazo (1 à 3 meses), uma meta de médio prazo (realizável de 4 à 9 meses) e uma grande meta de longo prazo (a ser realizada em 10 à 12 meses).


3. Compartilhar suas metas (sem detalhes): essa é uma dica bônus. Se quer ter um compromisso maior com seus objetivos, "dê uma reputação para você zelar". Exponha de forma geral seus objetivos principais. Assim você terá pessoas de olho e esperando para saber se você vai ou não cumprir. Baixe aqui esta imagem e poste na rede social 3 metas (curto, médio e longo prazo) que deseja realizar em 2020.

Não fique contando tudo para todos, mas faça compromissos públicos para fortalecer sua responsabilidade com os resultados.


Curtiu? São dicas que podem transformar 2020 em um ano de resultados diferentes? Então faça as atividades, curta, comente e compartilhe com seus amigos para que eles também cresçam e alcancem novos resultados em 2020!


Até amanhã, para a próxima LIVE e o próximo vídeo. A Promessa 2 será: Sair das Dívidas

20 visualizações

Edgar Marcucci | Consultoria em Planejamento e Proteção Financeira

Rua Maria Luiza Santiago, 200 | 17º andar - Santa Lúcia - Belo Horizonte

eu@invistoseguro.com.br   |   31 97535-4687

© 2019 by Prem1um Life

  • Instagram - @invistoseguro
  • Facebook - Invisto Seguro
  • Twitter @invistoseguro
  • LinkedIn - Edgar Marcucci